Pesquisar no site

Contato

Mao nas artes

(84) 3653-5628

artes_e_traquinagens@yahoo.com.br

 

História do Grupo de Teatro Artes e Traquinagens

 

        O Grupo de Teatro “Artes e Traquinagens”, fundado no ano de 2000, completa este ano dez anos de existência. Apesar do curto tempo de vida, os seus fundadores já possuem uma longa trajetória no cenário teatral potiguar, pois integraram a Cia. Alegria Alegria, que durante as décadas de 80 e 90 conseguiu formar uma grande platéia para o Teatro de Rua no estado do RN, no Brasil e até no exterior.

 

        Ao final do ano de 1999, os atores João Pinheiro, Alex Ivanovich, Kátia Dantas, Águeda Ferreira e Clara Pinheiro, inquietos com a falta de uma Política Cultural, que possibilitasse um trabalho constante na prática dos grupos de teatro, e ao mesmo tempo ansiosos em pesquisar outras possibilidades estéticas para o teatro de rua, desvincularam-se da Cia Alegria-Alegria e formaram um novo grupo: “Grupo de Teatro Artes e Traquinagens”, com o objetivo de retomar a prática da existência de espetáculos de rua em nossa cidade e ao mesmo tempo se firmar como mais um grupo de teatro de rua do Rio Grande do Norte.

 

        Em 19 de janeiro de 2006 o grupo iniciou a construção do espetáculo de rua “A Companhia Burlesca de Repertório” concretizando um antigo projeto e seguindo assim o objetivo principal desde sua fundação.

 

        Em 2008 o grupo foi contemplado no projeto de Pontos de Cultura em convenio entre Governo do Estado através da Fundação José Augusto e o Governo Federal, aprovando o projeto de Ponto de Cultura Mãos nas Artes.